quarta-feira, 18 de novembro de 2009

SÃO JOSÉ




São José, o santo humilde carpinteiro de profissão, bastante citado no cancioneiro nordestino, é o santo padroeiro de maior número de homenagens recebidas. Perde apenas para Santo Antônio que é o titular. Foi esposo de Maria, mãe de Jesus Cristo, é considerado o padroeiro da igreja universal. A tradição cristã diz que José guardou a castidade antes e depois do casamento com Maria. Seu casamento com a Virgem Maria era festejado no dia 23 de janeiro, sendo porém, abolidas as festividades litúrgicas por instrução do papa João XXIII em 1961. Comenta-se que São José morreu em Nazaré, antes da vida pública de Jesus Cristo. Quem crê em São José tem o seu trabalho garantido e jamais lhe faltará o pão. É também considerado o protetor dos lares católicos.
Seu dia é comemorado em 19 de março, foi recomendado, assim como o seu ofício, à Igreja Latina pelos Papas Pio V, Urbano VII e Gregóreo X. É véspera do inverno no Brasil, pertence à cultura popular, sendo um dos pontos de referência para previsão do inverno. “Apela pra março / Que é o mês preferido / Do santo querido / Sinhô São José / Mais nada de chuva ?/ Tá tudo sem jeito / Lhe foge do peito / O resto da fé ... A Triste Partida - Patativa do Assaré”. Se chove no dia de São José, o inverno é certo. Se no dia de São José for seco, nublado, chuviscando ou molhado, dá ao agricultor elementos de cálculo na meteorologia tradicional. No Nordeste do Brasil é de costume plantar milho no dia de São José, para colher no dia de São João. “Eu prantei meu mio todo / No dia de São José / Se me ajuda a providência / Vamos ter mio a grané. Vou colhê pelos meus cálculos / Vinte espiga em cada pé / Pelos meus cálculos vou colhê / Vinte espiga em cada pé. Aí, São João / São João do carneirinho / Você é tão bonzinho / Fale lá com São José. Fale lá com São José / Peça pr’ele me ajudar / Peça pro mio dar /Vinte espiga em cada pé. São João do Carneirinho - Guio de Morais / Luiz Gonzaga”.
Devido a sua popularidade no Brasil é que existem centenas de paróquias, Hospitais, Escolas, Casas Comerciais, municípios brasileiros e até mesmo uma serra com o seu nome, que fica no município de Campo do Brito.
A festa de São José em Sergipe é realizada com grande entusiasmo na Serra de São José em Campo do Brito, cidade de Sergipe, que fica aproximadamente 60 km da capital. Há vários anos que a Serra de São José é visitada por devotos de toda redondeza, utilizando vários meios de transporte como: caminhões, ônibus, automóveis, animais ou até mesmo a pé. A homenagem ao santo é feita dia 19 de março com alvorada festiva, procissão com a presença de zabumbeiros, saindo da cidade com sua imagem indo para Serra de São José onde existe uma capela devota a ele.“Meu divino São José / Aqui estou em vossos pés / Dai-nos chuvas com abundância / Meu Jesus de Nazaré. Olha lá vai passando a procissão / Se arrastando que nem cobra pelo chão / As pessoas que nela vão passando / Acreditam nas coisas lá do Céu / As mulheres cantando tiram versos / E os homens escutando tiram o chapéu / Eles vivem penando aqui na Terra / Esperando o que Jesus prometeu ... Procissão - Gilberto Gil”. E a festa de São José continua durante todo dia que lhe é dedicado com missa, fogos de artifício e pagamentos de promessas.



José Augusto de Almeida
Professor da Universidade Federal de Sergipe
( Artigo publicado no Jornal da Cidade em 19/03/98 )

Um comentário:

  1. Professor, sou jornalista e quero entrevistá-lo. Estou precisando do seu contato (email e fone). A deputada Ana Lúcia protocolou na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei para que 2012 seja o 'Ano Cultural Luiz Gonzaga'. O senhor está acompanhando a mobilização para a comemoração do centenário de Luiz Gonzaga? Deixo meu fone e email para entrarmos em contato:
    (79)9917-6254/ iracema_corso@yahoo.com.br


    Confira neste link a matéria sobre o projeto de lei apresentado pela deputada:


    http://www.analucia-se.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1021:ana-lucia-quer-instituir-em-sergipe-o-ano-cultural-luiz-gonzaga&catid=41:cultura&Itemid=152

    ResponderExcluir